DIALOGAR | ACADÊMICOS

SELO DE ENSAIOS, ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS

COLEÇÃO JUSTIÇA E DIREITO

LANÇAMENTO

DIREITOS HUMANOS E RELATIVISMO CULTURAL:

TERMOS DE UM PARADOXO? CONDIÇÕES PARA UMA JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS

Em instigante ensaio jurídico e filosófico, Josué E. Möller parte das ideias-chave de 'cultura' e 'direitos humanos’ em suas múltiplas interpretações para analisar o (aparente) paradoxo existente entre os valores sustentados pelas concepções relativista e universalista acerca dos direitos humanos, refletindo sobre a possibilidade de uma conciliação que preserve condições de alteridade e reciprocidade entre culturas e viabilize a realização da justiça no ambiente global, o que destaca pela ideia de uma justiça sem fronteiras fundada na concretização e promoção de direitos humanos fundamentais.

TRECHO:

 

“A valência contemporânea dos direitos humanos se erige como expressão de um núcleo vivo e necessário, como autêntica condição de possibilidade para a convivência de indivíduos, comunidades e sociedades em termos de igualdade e diferença, que são intrínsecos à preservação de horizontes abertos em um mundo compartilhado, em consonância com o espírito de um tempo em que os seres humanos clamam e reivindicam pela realização de uma justiça sem fronteiras.”

FICHA TÉCNICA:

Título: Direitos humanos e relativismo cultural: termos de um paradoxo? Condições para uma justiça sem fronteiras

Autor: Josué Emilio Möller

Coleção Justiça e Direito

Dialogar | Editor

102 páginas

 

Acabamento Brochura

R$ 35,00

Acabamento Capa Dura com Sobrecapa

R$ 65,00

SOBRE O AUTOR:

 

Josué Emilio Möller é advogado, Professor de Ética, História e Filosofia do Direito; Ciência Política, Teoria do Estado e da Constituição; e Meios Consensuais de Resolução de Conflitos; e Coordenador do Curso de Direito na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Guaíba. Dottore di Ricerca (Ph.D) em Sistemas Jurídicos e Politico-Sociais Comparados pela Università degli Studi del Salento, em Lecce/Itália (2012). Foi Pesquisador do Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para a América Latina - AlβAN/UE no período de 2005-2007. Mestre e Bacharel em Direito pela Unisinos/Brasil. Dedica-se  a estudos e pesquisas sobre Ética e Teoria da Justiça, Direitos Humanos e Meios Consensuais de Resolução de Conflitos (ADR). Autor das obras A fundamentação ético-política dos direitos humanos e A justiça como equidade em John Rawls. E-mail: josuemoller@gmail.com