top of page

DIALOGAR | FICÇÃO

DOWN HOUSE, 1858

O MEMORIAL DE CHARLES WARING DARWIN

No dia em que tornou pública A origem das espécies, em 28 de junho de 1858, Charles Darwin e sua esposa Emma perdiam o seu décimo filho, Charles Waring, vitimado pela escarlatina.

 

O bebê Charlie tinha apenas 18 meses de idade e nasceu com uma deficiência, provavelmente o que hoje é conhecido como síndrome de Down. Por meio de uma reconstrução biográfica ficcional, este livro busca reconstituir a vida familiar de Darwin e Emma no período que vai do nascimento do bebê até momentos após a sua morte.

 

Numa pesquisa que durou quase uma década, o autor LUCIO CARVALHO reconstrói os momentos cruciais e as condições afetivas da família e sua vida em Down House, como é chamada até hoje a sua residência em Downe, um pequeno condado próximo a Londres.

SOBRE O AUTOR:

 

Lucio Carvalho nasceu em Bagé/RS, em 1971, e reside atualmente em Porto Alegre/RS. Foi entre 2008 e 2018 redator e coeditor do portal e revista Inclusive, premiado em 2010 com o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com a Fundação SM. É pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS e servidor do Ministério Público do Estado do RS. É escritor, crítico literário e coordenador editorial da revista literária Sepé. Tem reportagens, artigos, resenhas literárias e textos de ficção e poesia em publicações de todo o País.

BENEDITA

Na paisagem sertaneja, uma pequena casa de barro mantém-se de pé, apesar das maldições. Até quando? A família de muitos filhos e parcos alimentos leva os dias com olhos cravados no agora. Benedita, a única com olhos no horizonte, planeja escapar, levando a mãe consigo. Conseguirão? Antes, precisam sobreviver às perdas que, mais do que pedras, montam o caminho da partida. Nos dois sentidos: partir de deixar e partir de quebrar-se.

 

Em linguagem enxuta e impactante, Claudia Nina não faz concessões à romantização da miséria, mostrando o homem virado em bicho e a luta de uma menina por manter os olhos abertos, a mente lúcida e o sonho vivo.

As ilustrações que aparecem em Benedita são de autoria de João Pinheiro e foram realizadas com nanquim e bico de pena especialmente para o livro.

 

JOÃO PINHEIRO é artista visual e quadrinista. É autor de Kerouac, Burroughs, com edições na Turquia e na França, e Carolina, junto com Sirlene Barbosa, publicado também na França, indicado ao Prêmio Jabuti, ganhador do Prêmio Ecumênico do Festival de Quadrinhos de Angoulême 2019 e do Trófeu HQ Mix na categoria Relevância Internacional 2020.

CLAUDIA NINA é escritora, jornalista e crítica literária. Doutora em Letras pela Universidade de Utrecht, na Holanda, com tese sobre Clarice Lispector publicada no Brasil sob o título A palavra usurpada. É autora de mais de 20 livros, entre romances, ensaios, contos, infantis e juvenis. Seu romance Paisagem de porcelana foi finalista do Prêmio Rio Literatura. É cronista do Jornal Rascunho e mantém o podcast Histórias que a vida conta. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

DOIS AMIGOS

Uma história sobre a amizade em tempos difíceis.

 

Sobre ter coragem e não perder a esperança.

Um convite a enxergarmos com outros olhos

as pessoas que vivem nas ruas das cidades.

Um livro para todas as idades.

Dois Amigos 

Uma história da autora Letícia Möller,

com ilustrações em aquarela de Flavio Pessoa.

LETÍCIA MÖLLER nasceu em Porto Alegre em 1979. É escritora, editora, consultora em ética nas organizações e advogada. Doutora em Sistemas Jurídicos e Político-Sociais Comparados pela Università del Salento, em Lecce/Itália, Mestre em Direito pela Unisinos e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. É autora de ensaios sobre bioética e direitos humanos e fundamentais. Dentre seus livros para a infância, publicou, entre outros, "Os peixes, o vovô e o tempo" e, pela Dialogar em parceria com a GiraBrasil Verlag, o livro bilíngue português-alemão "Pedro e Lisa: Aventura no Brasil / Pedro und Lisa: Abenteuer in Brasilien",  ambos com ilustrações de Carla Pilla.

Nas ruas de Porto Alegre, cidade onde nasceu, existem muitos Figueiras e Piratas, Raquéis e Doralices, e também crianças que nas calçadas e sob os viadutos cultivam seus sonhos, como todas as crianças. A história do livro "Dois Amigos" se inspirou em pessoas reais que vivem ao nosso redor, diante dos nossos olhos, ainda que muitas vezes não as queiramos enxergar. Uma pequena homenagem à amizade e à dignidade que existe em cada um de nós.

FLAVIO PESSOA nasceu no Rio de Janeiro em 1974. É formado em design gráfico, ilustrador e professor universitário em cursos de artes visuais. Tem mestrado em história comparada pelo PPGHC - IFCS/UFRJ e doutorado em artes visuais pelo PPGAV - EBA/UFRJ, onde se dedica à pesquisa da história da ilustração brasileira. Dentre seus trabalhos, adaptou para história em quadrinhos o conto "A Cartomante" de Machado de Assis, ilustrou o livro "Um passarinho me contou", de Jorge Miguel Marinho, foi curador da exposição A Copa do Mundo é nossa - memórias de uma paixão nacional, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, onde participou também com aquarelas sobre as duas copas realizadas no Brasil.

DOIS AMIGOS teve parte de sua produção  financiada de forma coletiva, por meio de apoios pela plataforma Catarse, entre os meses de novembro e dezembro de 2021.
bottom of page