
Crédito: Andréa Graiz.
Rosana Broglio Garbin
Rosana Broglio Garbin é natural de Vacaria/RS. Doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2018), defendeu a tese Os fundamentos constitucionais das diretivas antecipadas de vontade em matéria de cuidados de saúde e a dogmática jurídica para a validade e eficácia das disposições. É mestre em Direito pela UNISINOS (2001) e graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (1986).
Magistrada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul desde 1990, no cargo de Desembargadora desde 2021. Vice-diretora da Escola Superior da Magistratura da AJURIS no biênio 2016/2017, instituição na qual coordena cursos voltados à formação continuada de magistrados. Diretora do Departamento de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania da AJURIS no biênio 2024/2025. Atua como formadora na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM e professora visitante em cursos de pós-graduação.
Integra o Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – LAPEBEC e é colaboradora do Comitê de Bioética Clínica da mesma instituição.
Sua trajetória combina experiência prática na magistratura com atuação em pesquisa e ensino, refletindo o compromisso com a defesa dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana e com a promoção da justiça.
Pela Dialogar, está lançando o livro Diretivas Antecipadas de Fim de Vida: fundamentos constitucionais e análise jurídica.